Já te expliquei, nas publicações anteriores, o que é um website (página na internet) e a sua importância. Agora quero explicar-te as partes importante de um website: website, domínio e alojamento.

 

Website

Website, página de internet, webpage, página web, site, sítio, sítio web… são tantos nomes para a mesma coisa.

Afinal um website é um conjunto de ficheiros de computador (páginas com texto, imagens, vídeos ou mesmo sons) guardados (alojados) num espaço digital da rede de internet, com um endereço (domínio) que indica às visitas onde visitá-lo.

Para mim uma página de internet (website) é a maneira corajosa e duradoura de dizer “eu estou no mundo digital”. É como se fosse o “nosso espaço” no novo mundo da internet.

Pode ser um espaço para mostrar o que faço, o que quero ensinar, o que quero vender, etc., etc.

 

Domínio

Quando criamos um website temos de fazer com que este seja conhecido, com que cheguem até ele. Para tal esse website tem de ter uma referência única, um endereço.

Esse endereço é o que se chama domínio.

Como é que sugerias aos teus amigos um restaurante que gostaste muito? Divulgavas onde ele está, ou seja, indicavas a sua morada.

Ora o domínio é isso mesmo, a morada que as pessoas usam para visitar o teu website, na “rua digital” que é a internet.

Deixo-te alguns exemplos:

– publico.pt (website do jornal Público);

– google.com (website de pesquisa mundial);

 

Alojamento

Uma página de internet (website) tem de estar instalada em algum lugar.

Da mesma maneira que a nossa casa, ou loja, está instalada num espaço de terreno, também um website tem de estar instalado no mundo digital.

A isto chamamos alojamento, ou hospedagem, em máquinas e serviços ligados à internet.

Então como alojas o teu website?

Existem duas maneiras: ou compras um grande computador e constróis o teu website e os serviços de internet nesse mesmo computador; ou alojas esse website em fornecedores (provedores) próprios para essa tarefa.

Os custos entre ambos são bem diferentes, ficando muito mais barato alojares o website num provedor de alojamento web.

Portanto, alojamento web é como alugares um espaço num computador de um provedor de alojamento web (ou servidor), que está ligado à internet, e que te ajuda a publicar o teu website nessa rede digital.

Podes fica a pensar: afinal vou ter de gastar muito dinheiro para ter uma página de internet num desses provedores? Não necessariamente. Podes escolher ter um website gratuito, ou um website com custos mínimos.

Estás à espera do quê para começar a criares a ideia de teres um website e escapares para o mundo da internet?

Desafia-te e escapa-te! Website, domínio e alojamento
Categorias: Presença digital