Estar presente no mundo digital cada vez mais é um requisito dos dias de hoje. Como se costuma dizer “quem não está na internet, não existe”.
A frase pode parecer “forte”, mas mostra como o mundo da internet veio para ficar nas nossas vidas.
Então, como estar presente neste novo mundo digital?
1º passo – enxotar os medos
Ainda existe muita resistência em ter uma presença digital no mundo da internet, tudo porque nasceram mitos (medos) à volta do assunto.
Já é tempo de “derrubar” esses mitos e ser “escapista” do mundo real para o mundo digital.
Vê se te identificas com alguns destes mitos:
Isso é para “gente jovem”
Bem… eu (Helder) tenho neste momento 50 anos e tenho a minha presença digital na internet. E vou continuar. Logo, a idade não é desculpa.
É complicado
Não é assim tão complicado como parece. Por isso o Escape.pt está aqui, para ajudar explicar e a descomplicar.
Não tenho tempo para isso. Entrego a alguém que faça.
Ok. Também costumas entregar a alguém o controle da tua vida? Com poucos minutos por dia fazes uma página na internet, um texto, colocas uma foto, etc.
Usam palavras que não percebo
É verdade. Mas o mundo digital também criou a solução para isso: pesquisadores e tradutores que todos podemos usar.
Isso é caro
Hum??? Sabes que podes criar uma página na internet gratuitamente? Sem qualquer custo?
A internet não é para mim
Então para quem é? É só para homens? Ou talvez para mulheres? Talvez para desempregados? Ou só para empregados? A internet não tem privilegiados, é para todos.
Não tenho nada para mostrar
Tens a certeza? Todos temos algo a ensinar, a mostrar, a explicar aos outros. E também a aprender. O mundo digital é uma imensa biblioteca onde todos podem ensinar e aprender.
2º passo – escolher como estar presente
Presença digital nada mais é do que… existires… no mundo digital.
É como quando vais a um restaurante. Quando te sentas à mesa, então “existes” nesse local (restaurante) naquele momento. Se sais do restaurante para ir ao cinema, então vais “existir” no cinema.
No mundo digital é (mais ou menos) a mesma coisa.
Neste caso não estás presente fisicamente, mas estás presente numa forma “não física” em mais do que um local (digital) usando máquinas (computador, tablet, telemóvel).
Por exemplo: O Escape.pt tem presença digital numa página de internet (https://projetocap.pt/escape/), numa página do Facebook e também numa “página” de Instagram.
Existem várias maneiras de ter presença na internet, as mais comuns são:
Página de internet
Para mim a maneira mais correta de estar presente no mundo digital. Nos meus próximos artigos vou dizer porquê e falar mais acerca deste tipo de presença.
Blog
É como uma página de internet, mas é usada como página de divulgação de artigos, onde posso escrever artigos relacionados com temas que mais gosto.
Youtube
É uma plataforma de vídeos criados por mim. Posso até criar um canal com os meus vídeos para que outros assistam.
Uma das redes sociais mais antigas no mundo da internet. Nela podemos divulgar coisas que escrevemos, fotos que tiramos, vídeos, etc.
Outra rede social bastante famosa. Muito semelhante ao Facebook.
No Escape.pt vou explicar com mais detalhes muitas destas formas em futuros artigos, porque presença digital é estares presente “não fisicamente” (através de textos, imagens, vídeos, sons) num mundo cada vez mais virtual.
Portanto, desafio-te: torna-te presente na tua vida física, escolhe a tua presença digital e apresenta-te ao mundo da internet.
Até breve.