fbpx

Blog

Carla Peralta - Ser Sensitiva - Feliz Nova Vida

Feliz Nova Vida

Estamos a iniciar 2023. 🙂 Feliz Nova Vida Estamos a iniciar mais um ano gregoriano. 🙂 É a altura de novas metas e objetivos. 😊  Nesta altura temos a sensação de recomeço, de que tudo é possível, que podemos mudar a nossa vida.  🥰 O Ritual de passagem de ano, com festa, com euforia, com fogo de artifício ajudam a trazer essa esperança ❤️ Se o ano anterior foi “mau” desejamos um ano melhor e Ler mais…

As emoções têm sempre razão

Temos tanto medo das nossas emoções, porque na verdade não as vemos como úteis. Queremos controlar o que sentimos, queremos estar “bem”, queremos ignorar o que as nossas emoções nos mostram. Mas elas têm sempre razão. Não vou falar sobre as diferentes emoções que sentimos. Em vez disso, vou somente falar das emoções que nos fazem sentir bem e das emoções que nos fazem sentir mal. Basicamente são somente duas as emoções que existem: o Ler mais…

Carla Peralta - Ser Sensitiva - As emoções têm sempre razão
Carla Peralta - Ser Sensitiva - O Bode Expiatório

O Bode Expiatório

Hoje começo este texto contando-vos uma história que está escrita no Antigo Testamento, em Levítico, que descreve o processo de projeção de uma forma incrível. O Bode Expiatório. A história diz o seguinte: Foi dito aos filhos de Israel o que fazer no dia do perdão, Yom Kippur. No dia do perdão precisavam reunir-se à volta de Aarão, que era o Sumo Sacerdote e mediador entre o povo e Deus. Ao lado de Aarão havia Ler mais…

Tudo isto passará

Queremos que tudo esteja bem, que tudo resulte como desejamos, queremos sentir prazer em todos os momentos, buscamos incessantemente através das coisas que nos dá felicidade, colocamos metas, objetivos, planeamos o que precisamos fazer, queremos um propósito, um sentido de que nos estamos a dirigir para algum lugar. Mas tudo isto passará. Queremos estar sempre bem no mundo físico, no nosso dia a dia, nos nossos relacionamentos. Não queremos perder as coisas “boas” e queremos Ler mais…

Carla Peralta - Ser Sensitiva
Carla Peralta - Ser Sensitiva

A razão por que é tão difícil mudar o comportamento

Sabias que comportamento vem do Latim comportare, “trazer junto”, formado por com, “junto, com”, mais portare, “carregar, transportar” só mais tarde adquiriu também o sentido de “arrumado, corretamente disposto, bem arranjado”. Porque é que te estou a dizer isto? Porque durante muitos anos eu tentei “corrigir” o meu comportamento, ou seja, queria mudar os meus hábitos e “falhei” vezes sem conta, o que me deixava triste, decepcionada, irritada comigo mesma e quanto mais me esforçava Ler mais…

Foco no mundo exterior

Aprendemos que o que vemos, ouvimos, cheiramos ou tocamos é o real. É o foco no mundo exterior. Aprendemos a confiar nos nossos sentidos.   Tudo o que sentimos a nível emocional é guiado pelo que os nossos sentidos percebem do mundo físico. Para ti não há dúvida que o mundo exterior é o mundo real, certo? E acreditas que precisamos mudar o mundo, porque o que vês é traição, julgamento, abandono, injustiça e pouca Ler mais…

Carla Peralta - Ser Sensitiva
Carla Peralta - Ser Sensitiva

A necessidade de fazer tudo perfeito e o medo de errar

Existe algo que me tem incomodado imenso nos últimos tempos que é o facto de dar conta do quanto tenho medo de errar. Antes, nem dava conta disso. Ao desaprender a “mentalidade do Ego” dou conta que é o único medo que realmente existe. O medo da crítica. O medo da pobreza. O medo da morte. O medo da doença. O medo de ficar sozinha. O medo de ser abandonada. O medo de ser traída. Ler mais…

O conflito interno da Exigente

Quando acreditas em tudo o que a mente diz, em todos os teus pensamentos, em comparar-te com as outras pessoas, com medo de ser rejeitada, de ser criticada, confusa, perdida… então a exigência está presente na tua vida É esta exigência que te leva a entrar em conflito com o exterior. Começas a discutir com o companheiro, com os filhos, com os pais, com amigas, com os vizinhos, ficas sem paciência para lidar com as Ler mais…

Carla Peralta - Ser Sensitiva
Carla Peralta - Ser Sensitiva

Exigência à flor da pele

Somos Sensitivas, somos sensíveis.  Agora a grande questão é: A sensibilidade é mental e por isso vives feliz, livre, sem mágoas, saudável, sem necessidade de esforço, de compulsão, para ser alguma coisa, ou a sensibilidade é física e vives presa às emoções, num dia estás triste e sem vontade de fazer nada e noutro dia estás com energia e fazes tudo o que te aparece à frente, num esforço constante para ser alguém? Esta é Ler mais…

O que significa Ser Sensitiva

Durante toda a minha vida me senti a estranha, aquela que não pertence, o patinho feio. Não entendia o que isso significava, ou porque me sentia assim. Fui filha única até aos 7 anos, super protegida por todos. Depois nasceu a minha irmã e não tive ideia do quanto isso me fez ficar com ciúmes. Em geral tinha tido uma infância “normal” por isso não compreendia por que me sentia assim.  Mais tarde casei, tive Ler mais…

Carla Peralta - Ser Sensitiva