fbpx

A lição da Planta Sensitiva

Por Carla Peralta em

Sabias que existe uma Planta Sensitiva ? 

Esta planta possui a capacidade de fechar suas folhas quando é tocada ou exposta ao calor, como forma de proteção contra ataques externos, e ao se fechar deixa de se alimentar correndo o risco de morrer. Os cientistas ficaram tão impressionados com esta planta que decidiram realizar um estudo onde se tocava na planta várias vezes ao dia e era exposta ao calor gradualmente e o resultado foi surpreendente. A planta sensitiva ao ser exposta a esses estímulos com frequência, deixava de se fechar, compreendendo que não existia ameaça nenhuma e com isso não havia o risco de morrer.

Assim como esta planta, nós sensitivas também nos “fechamos” quando alguém nos diz ou fazem algo que não gostamos ou sentimos que a outra pessoa está zangada conosco. Quando nos “fechamos” queremos afastar-nos dessa pessoa, queremos deixar de “receber” seja o que for vindo dela, ou seja começamos a rejeitar a pessoa que nos fez sentir incomodadas, atacadas. 

Atribuímos a culpa ao outro por nos sentirmos “atacadas”. Sentimos que estamos a ser julgadas, criticadas.

Isto acontece quando o ego está dominando a nossa forma de pensar “vendo” ataque cada vez que alguém faz algo que não gostamos, ou sempre que acontece algo que consideramos negativo. Nós interpretamos o que nos acontece de acordo com a nossa percepção ou seja, a nossa mente julga o que está acontecendo à nossa volta e assim nos defendemos. 

Nós Sensitivas não temos a noção que o que nos deixa mal, o que nos faz fechar e ficar insatisfeitas (fome) é o nosso ego e não as pessoas à nossa volta. Fechamo-nos por estarmos com medo e por isso não confiamos na vida, estamos sempre alertas e prontas a reagir ao menor sinal de desconforto.

No entanto, é importante aprender a lidar com esses estímulos tal como a planta sensitiva aprendeu e deixar de ver o outro, como tendo a capacidade de nos atacar pessoalmente. Precisamos estar abertas ao outro e permitir seu “contato e calor” sem medo de sermos magoadas, porque se não o fizermos vivemos uma vida sempre insatisfeita procurando compulsivamente por novidades, projetos, pessoas, cursos, workshops, etc… que nos façam sentir bem e nunca iremos encontrar esse bem-estar que tanto desejamos, porque estamos a procurar no local errado. 

O bem-estar, a felicidade, o amor, a paz sempre esteve em ti, disponível para quando decidires deixar de te “fechar” para os outros. 

Se a planta sensitiva consegue tu também consegues.

Categorias: Reflexões