fbpx

A razão por que é tão difícil mudar o comportamento

Por Carla Peralta em

Sabias que comportamento vem do Latim comportare, “trazer junto”, formado por com, “junto, com”, mais portare, “carregar, transportar” só mais tarde adquiriu também o sentido de “arrumado, corretamente disposto, bem arranjado”.

Porque é que te estou a dizer isto?

Porque durante muitos anos eu tentei “corrigir” o meu comportamento, ou seja, queria mudar os meus hábitos e “falhei” vezes sem conta, o que me deixava triste, decepcionada, irritada comigo mesma e quanto mais me esforçava pior me sentia.

Só quando comecei a compreender o “lado oculto”, ou seja, a simbologia por detrás de tudo é que compreendi qual o motivo para que cada vez que tentava mudar os meus hábitos, o meu comportamento não davam certo a longo prazo.

Comportamento esse que mais cedo ou mais tarde voltava “ao mesmo”.

 

Na verdade, não podes comportar-te apropriadamente a não ser que compreendas corretamente o motivo da tua vontade.

 

Então vamos ver…

O comportamento ou algum hábito que queiras mudar vem de “algo” que estás a carregar de forma inconsciente, ou seja, esse comportamento que desejas mudar tornou-se um peso para ti ao longo dos anos.

Ao aprofundar um pouco mais essa compreensão simbólica, cada vez que queres mudar um comportamento, estas na realidade a querer “esconder” um “peso” inconsciente de forma a pareceres uma pessoa “correta” para “os outros”, para o mundo exterior.

Só que o “peso” continua lá e mais cedo ou mais tarde ele volta e com mais força.

Normalmente estes “pesos” são impulsos físicos que foram de alguma forma rejeitados, vistos como “maus”, como impróprios, como errados. Alguma “coisa” que te dava imenso prazer e que foi “distorcida” pelos “outros”, que se não tivessem dado atenção tinha passado de uma forma natural.

“Ok… então todo o comportamento que desejo mudar na verdade é um “peso” que carrego e de que quero ver-me livre, algo que me dava prazer e que foi visto como “mau”. E agora o que é que eu faço?”

Não faças nada… Eu sei que isso te vai deixar confusa porque estamos numa época que nos estimulam a fazer, a não parar, a sermos ativas, No fundo estamos numa época que nos estimulam a ser “jovens” eternamente, e eu dizer-te para não fazeres nada parece um contrassenso, mas é o que precisas de começar a interiorizar.

Fazer algo só te faz “enrolar” cada vez mais na “roda do rato”.

 

A palavra chave em tudo o que aqui falei foi a palavra… prazer.

 

Tiveste um desejo que ficou insatisfeito e que procuras satisfazer através desse comportamento que queres mudar. Esse peso é um desejo de receber prazer que te foi negado e o qual busca ser satisfeito das mais diversas formas.

Enquanto não fores “fundo” a esse teu desejo de receber prazer, essa tua insatisfação constante, nenhuma mudança de comportamento vai resultar verdadeiramente, porque esse desejo vai expressar-se de outra forma qualquer.

Categorias: Reflexões