fbpx
Projeto CAP - Gratidão

O que é a Gratidão?

Gratidão é uma emoção que expressa o apreço pelo que nos acontece na nossa vida. É um reconhecimento de valor independente do valor monetário, gerado espontaneamente, sem nenhuma causa concreta. consciência motivação

As pessoas diferem no quanto estão inclinadas a experimentar e a expressar gratidão.

Pode surgir como um sentimento temporário quanto como uma característica pessoal. Em ambos os casos a gratidão envolve um processo de reconhecimento, primeiro de que se obteve uma aprendizagem, e segundo de que existe uma fonte que nos liga ao todo. A gratidão surge quando aceitas que a vida é como é e não como gostarias que fosse.

Como emoção social, a gratidão fortalece os relacionamentos. Vários estudos mostram que existem áreas específicas do cérebro envolvidas em experimentar e expressar a gratidão.

A gratidão é um sentimento espontâneo, mas cada vez mais se tem demonstrado o seu valor como prática, ou seja, fazendo esforços conscientes para expressar gratidão a alguém. Os mesmos estudos mostram que as pessoas podem criar deliberadamente a gratidão, sendo que há importantes benefícios sociais e pessoais para fazê-lo.

Como criar Gratidão?

A gratidão começa com a observação do que está a acontecer na nossa vida, seja bom ou menos bom, sem julgamento.

Escrever num diário tudo o que vai acontecendo, sejam grandes ou pequenas alegrias do dia a dia, ajuda a ter consciência das bênções recebidas diariamente.

Enviar mensagens de agradecimento às pessoas com quem nos relacionamos, também é altamente terapêutico.

Identificar pessoas que nos inspiraram a ser SER Humano melhor, e entender porquê.

Fazer uma “subtração mental”, ou seja, imaginar como seria sua vida se algum evento positivo não tivesse ocorrido. Dê conta do quanto esse evento foi e continua a ser uma bênção na sua vida.

Estimule todos os dias a Gratidão na sua vida.

Não se esqueça que a primeira pessoa a quem precisa de sentir Gratidão, é a si própria, por ter coragem de estar aqui neste planeta, a experiênciar o Desafio do contraste.

Se “errar”, volte a recomeçar.
Estamos todos a aprender a SER humano.

.

#projetocap  #projetocapinspiraamudar
Segue o Projeto CAP também no Youtube