fbpx
A Gratidão pode ajudar-te em momentos difíceis

A Gratidão pode ajudar-te em momentos difíceis

É fácil sentirmo-nos gratos quando a vida está bem, mas, e quando isso não acontece? Quando na vida algo não corre como desejamos? Consegues sentir Gratidão nesses momentos? Pois a Gratidão pode ajudar-te em momentos difíceis.

A Gratidão pode ajudar-te em momentos difíceis

Somente nesses momentos, menos bons, tu vais realmente saber se sentes gratidão ou se “andas a tapar o sol com a peneira”. É nos momentos de “pressão” que o sentimento de Gratidão mais te ajuda.

É precisamente em condições de crise, de pressão, de “dor” que temos mais a ganhar com uma perspectiva de Gratidão pela vida que temos. Diante do desânimo, a gratidão tem o poder de energizar e de curar. Perante o desespero, a gratidão tem o poder de trazer esperança.

Não digo que o sentimento de gratidão te faça “santo” numa crise, que vais ver tudo positivo, ou que tudo se resolve rapidamente. Que não vais sentir raiva, medo, tristeza no primeiro momento. Mas quem já reconhece genuinamente a vibração da gratidão, rapidamente encontra uma solução para a situação que está a passar.

A Gratidão é uma competência que pode ser aprendida, que gera uma atitude de coragem perante as oscilações da nossa vida.

Quando estamos perante uma crise, a gratidão fornece-nos uma perspectiva mais abrangente. Conseguimos ver possibilidades onde ainda não tínhamos chegado, ajudando a não sentirmo-nos tão sobrecarregados pelas circunstâncias temporárias.

Afinal a vida é como é, e não como queremos que seja.

As “dores” que sentimos em determinados momentos da nossa vida, podem na verdade refinar e aprofundar a nossa gratidão por essa vida, se nos permitirmos aprender e não tomar as coisas como garantidas.

Lembrarmo-nos sempre do que aprendemos em momentos menos bons  ajuda-nos a apreciar a vida tal como nos aparece.

Sentir Gratidão não significa que se ignore ou negue a “dor” que se sente em momentos de crise, nem se deve negar que na vida temos momentos de decepções, frustrações, perdas, mágoas, contratempos e tristeza séria, irreal e insustentável. A vida balança entre a dor e o amor. Ter somente pensamentos positivos não te irá fazer sentir Gratidão.

Processar uma experiência de vida através de uma lente agradecida não significa negar a negatividade. Não é uma forma superficial de viver a vida. Em vez disso, significa perceber o poder que tens para transformar um obstáculo em uma oportunidade. Significa reformular uma perda em um potencial ganho, transformando a negatividade em vibração de Gratidão.

No fundo, o sentimento de Gratidão permite-te olhar para os acontecimentos menos bons, com outro ponto de vista, procurando soluções, em vez de “entrares” nas emoções de raiva, tristeza ou medo e te sentires “preso” nelas.

Sente gratidão por TUDO o que te acontece, sem ignorares a “dor” que te mostra o que se passa contigo.

.

#projetocap  #projetocapinspiraamudar
Segue o Projeto CAP também no Youtube