7 dicas para teres uma mentalidade empoderadora

Quem tem uma mentalidade empoderadora demonstra ter mais confiança e bom humor. Deixo-te pois aqui algumas sugestões que irão ajudar-te a alcançar benefícios físicos e mentais, já comprovados por vários estudos científicos.   7 dicas para teres uma mentalidade empoderadora

Tudo isto é maravilhoso, mas o que realmente significa “mentalidade empoderadora”?

Ter uma mentalidade empoderadora vai muito mais além do que ter pensamentos positivos. Tem a haver com a capacidade de criar facilmente soluções para os desafios que temos no nosso dia a dia.

É como ter um diálogo interno cheio de otimismo e de novas possibilidades.

Todos temos capacidade de conseguir isso, por isso deixo-te aqui algumas dicas para que tenhas uma mentalidade cada vez mais abrangente e empoderada.

1. Comeca o dia com calma, prevendo um dia maravilhoso pela frente

A forma como começas a manhã define o resto do dia.

Já te aconteceu acordares tarde, ficares  em pânico e depois sentires no final que nada de bom aconteceu no resto do dia?

Provavelmente começaste o teu dia com uma emoção de irritação ou de preocupação, criando assim uma visão pessimista a todos os outros eventos que viveste.

Em vez de deixares os eventos dominarem a tua manhã, aprende a respirar profundamente sempre que te atrasas, ou sempre que algo aconteça no inicio do teu dia. Olha-te ao espelho, sorri, e diz para ti mesma: “Tudo se resolve”.

2. Concentra-te no que tens de bom na vida

Desafios acontecem ao longo do nosso dia a dia.

A capacidade de te concentrares nos benefícios que surgem em cada desafio, sejam eles menores ou sem importância, é resultado de uma mentalidade positiva ou empoderadora.

Por exemplo, se ficas-te presa no trânsito, pensa em como agora tens tempo para ouvir um podcast ou ler um ebook que te irá trazer novos pontos de vista para a tua vida. Ou, se não tens os ingredientes necessários para fazer a refeição que pretendias, aventura-te a fazer algo de novo com os ingredientes que já tens.

3. Encontra sempre o bom humor em situações difíceis

Permita-se experimentar o bom humor mesmo nas situações mais sombrias ou mais difíceis.

Lembra-te de que essa situação provavelmente será uma boa história um dia mais tarde, onde até poderá resultar numa piada sobre esse acontecimento.

4. Transforma erros em lições

Ninguém é perfeito. Nem tu, nem eu.

Vais cometer erros e experimentar falhas em várias situações, em vários trabalhos e com várias pessoas.

Em vez de te concentrares nos erros que fizeste pensa no que podes fazer de diferente na próxima vez, transformando assim o teu fracasso numa lição.

5. Transforma a tua conversa interna numa inspiração para entrares em acção

Um diálogo interno que te paraliza pode surgir com facilidade, sendo muitas vezes difícil de perceber.

Podes pensar que não tens capacidade em fazer algo ou que nem  deverias ter tentado fazer esse algo, mas essa conversa que tens contigo mesma transforma-se em sentimentos internos que te vão limitando cada dia que passa.

No momento em deres conta destas conversas, pára e analisa de onde tiraste estas ideias sobre ti mesma.

Diz para ti mesma: “Só errando é que aprendo a ser cada vez melhor no que faço”.

6. Concentra-te no presente

E falo mesmo no momento presente. Neste exato momento.

O que disseram ontem deixou de existir. O que irá acontecer amanhã ainda não existe.

Concentra-te neste preciso momento.

As situações parecem sempre piores porque a nossa memória, de algo que aconteceu ou de algo que poderá acontecer, torna-se exagerada e distorcida da realidade do acontecimento.

O Agora é somente o que tens de verdadeiro.

7. Encontra amigos, mentores e colegas de trabalho que te motivem

Rodeia-te de pessoas que te inspiram a procurar mais para a tua vida, que não se acomodam, que mesmo que tenham medo se aventuram.

Nós somos a média das pessoas que nos rodeiam.

O ditado “Diz-me com quem andas e eu digo-te quem és” não pode ser mais correto neste caso, pois a nossa mentalidade é fortemente moldada pelas pessoas que nos rodeiam.

Se desejas fazer mais por ti, começa por quem te acompanha no dia a dia.

Qualquer pessoa, em qualquer situação, pode aplicar estas lições na sua própria vida e aumentar a sua atitude.

Como podes imaginar, a mentalidade empoderadora oferece um retorno incrível, portanto, quanto mais praticas, maiores serão os benefícios que irás colher.

7 dicas para teres uma mentalidade empoderadora

#projetocap  #projetocapinspiraamudar
Segue o Projeto CAP também no Youtube