3 princípios para criares uma família unida e feliz

Todos queremos dar o nosso melhor para ter uma família onde exista apoio mútuo. Queremos ter uma família unida e feliz onde a confiança seja o principal pilar, mas muitas vezes esquecemos esse desejo ao longo da loucura do dia a dia, no meio das muitas atividades que definimos como prioridade.

Numa época em que o novo “normal” é as famílias não darem “certo”, acabamos por deixar de dar atenção ao que realmente é importante para cada um de nós.

Se para ti é importante teres uma família unida e feliz é necessário manteres a prática diária de olhares para quem tens ao teu lado e seres grata, para assim poderes criar a vida que queres e que a tua família merece.

Criares uma atitude de gratidão e de bom humor é a chave para que a tua família seja um sucesso.

Nem sempre é fácil, mas é possível.

O lado positivo de ter a atitude correta é quando um dos membros da família se “vai a baixo”, onde os outros estão lá para apoiar e para expressarem o quanto somos essenciais para o bem estar e união familiar.

Vou partilhar contigo 3 princípios poderosos que aqui em casa seguimos e que também te podem ajudar com a tua família. princípios para criares uma família unida e feliz

Cria um ritual familiar

Criar tradições e rituais únicos em casa acrescenta algo especial à família. Aqui em casa temos o momento do “mimo”, sempre ao fim do dia, antes de nos irmos deitar. É um momento onde estamos todos juntos. Presentes. Um momento onde simplesmente ficamos abraçados, sentindo que sempre estaremos unidos, aconteça o que acontecer.

A ideia é criares um ritual no qual tu e tua família se reúnam e estejam presentes. É o momento para fazeres uma pausa e estar em família.

Ter um ritual como este cria uma estrutura incrível no dia a dia de uma família, onde ao longo do tempo consegues criar memórias inesquecíveis.

Conversa sempre sobre tudo

Manter a mente aberta para conversas em família parece ser desafiador, mas abre portas para que todos se sintam incluídos.

Todos numa família são diferentes e têm opiniões diferentes sobre o mesmo assunto. Quando todos os membros de uma família sentem que podem conversar abertamente e livremente, criam-se mais oportunidades de conversar e discutir o que está acontecendo na vida uns dos outros.

Essas conversas podem ser realmente úteis para obter perspectiva e clareza sobre os desejos e opiniões de cada um, evitando desentendimentos no futuro.

Este entendimento pode ajudar todos os membros da família a apoiarem-se e a sentirem-se bem com a vida.

Aqui em casa há sempre tempo para uma boa conversa. Na maioria das vezes as conversas nem sempre são sérias – são bem engraçadas, tolas e despreocupada, mas mesmo assim ainda possuem lições e uma riqueza de aprendizagem a todos.

Uma boa risada cura muitas vezes algum desconforto familiar que possa existir.

Não leve certas situações familiares tão a sério.

Mostre gratidão

Como família, temos sempre a oportunidade de nos ensinarmos uns aos outros.

Se queremos sentir-nos aceites, precisamos de aceitar, mas para que isso aconteça temos de mostrar gratidão por todos os membros da família.

Todos fazemos o nosso melhor dentro de uma família. Reconhecer isso em nós e nos outros traz um sentimento de Gratidão e plenitude pela vida incrível.

Tenho momentos em que não me sinto muito bem comigo mesma e que me sinto um pouco desanimada, mas aprendi que é nesses momentos que é mais importante para mim colocar o meu foco no que está bem à minha volta, partilhando a minha gratidão com a minha família, o meu “Porto de abrigo”.

Os nossos filhos estão sempre vendo o que fazemos e aprendendo connosco através do exemplo. Não adianta estarmos infelizes, ter uma família infeliz e dizer que tudo está bem, quando não está. A melhor maneira de ensiná-los é nutrir e desenvolver um bem estar de dentro para fora, através das nossas ações e interações com o mundo à nossa volta. Se eles nos virem felizes e unidos, será natural para eles seguirem o nosso exemplo.

Lembra-te que não existem famílias perfeitas, existem é pessoas que decidem unir-se e criar uma família que dê certo, pois em união torna-se muito mais divertido viver.

princípios para criares uma família unida e feliz

#projetocap  #projetocapinspiraamudar
Segue o Projeto CAP também no Youtube